sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DO SINDSEP/OURICURI

Logomarca do SINDSEP/OURICURI
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouricuri, denominado SINDSEP/OURICURI, é uma entidade sindical de 1° grau, sociedade civil sem fins lucrativos, com sede e foro no município de Ouricuri-PE, situada à Rua Oscar Lins-243, centro, CNPJ 04.854.764/0001-03 e Código Sindical – MTE 01.329.697.269-1, constituída para fins de representação legal em defesa dos interesses dos servidores públicos municipais de Ouricuri, bem como promover estudos que visem a solução de problemas relativos à expansão e aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados pela municipalidade, pautando-se pelo princípio da democracia, independência e autonomia da representação sindical.
O SINDSEP/OURICURI foi fundado em 10 de junho de 2000 com a finalidade de defender o interesse dos servidores públicos nos aspectos: trabalhista, jurídico, financeiro e social. É subsidiado pela contribuição mensal dos filiados e pela contribuição compulsória anual.
Além de representar e defender os servidores públicos, o SINDSEP/OURICURI oferece aos seus filiados e filiadas assessoria jurídica gratuita, convênio com plano médico (oftalmológico, odontológico, exames e consultas), acesso gratuito à internet, além das modernas instalações da sua Sede Social e Administrativa própria, oferecendo mais conforto e comodidade.
Hoje tem uma estrutura sindical sólida com representatividade e credibilidade junto aos seus sindicalizados e perante a sociedade. Cresceu rapidamente, em apenas doze anos, está entre as entidades sindicais pernambucanas mais atuantes, segundo lhe conferiu o Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública-INBRAP.
O SINDSEP/OURICURI é filiado à Federação dos Sindicatos e Associações de Servidores Públicos de Pernambuco-FESIASPE, com Sede em Recife-PE, à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil-CSPB, com Sede em Brasília-DF e a Central Sindical Força Sindical com abrangência nacional. Estas Entidades Sindicais dão suporte às lutas que são travadas na defesa dos interesses dos servidores públicos.
Podemos citar algumas das conquistas do SINDSEP/OURICURI para os servidores como: mudanças nos Estatutos dos Servidores e do Magistério para adequação da legislação, garantindo e ampliando direitos; implantação e revisão do Plano de Cargos e Carreira do Magistério; participação de representantes nos Conselhos de Educação, da Merenda Escolar, do FUNDEB e do FUNPREO com o intuito de acompanhar, fiscalizar e cooperar; reajustes salariais para os servidores; implantação do piso salarial do magistério, entre outras.
O SINDSEP/OURICURI reivindica incansavelmente do Poder Executivo Municipal de Ouricuri, além da concessão dos direitos dos servidores previstos em lei, cobra ainda sistematicamente a melhoria das condições de trabalho e dos serviços públicos. Como por exemplo: a melhoria da qualidade, quantidade e distribuição da merenda escolar, a nucleação das escolas em substituição aos anexos, o fim das salas multi-seriadas, o incentivo à formação continuada dos servidores, a implantação do plano de cargos e carreiras para todos os servidores, um plano de saúde adequado aos servidores e seus dependentes, a eleição para diretor das escolas, a realização de concurso público, a informatização das escolas e postos de saúde, a melhoria do transporte escolar, a construção de quadras poliesportivas, o pagamento do difícil-acesso, a integralização do piso salarial do magistério com o plano de cargos, carreiras e remuneração, a escola em tempo integral, a inserção da educação ambiental na grade curricular, entre outros.
O SINDSEP/OURICURI realizou em 2005 Seminário para discutir a qualidade da educação oferecida pela rede pública municipal de ensino de Ouricuri, onde foi elaborado um documento com diversas sugestões para melhoria da educação. Em 2008 foi realizado mais um Seminário para discutir a qualidade dos serviços públicos prestados pela Prefeitura Municipal de Ouricuri, onde foram colhidas diversas propostas. Esses dois eventos, bem como seus resultados foram amplamente divulgados e enviados às autoridades competentes. Além disso, participa ativamente dos movimentos sociais em intercâmbio com outras entidades congêneres.
Todos os anos o SINDSEP/OURICURI realiza no mês de outubro, um grande evento em comemoração ao dia do servidor público. Trata-se de uma festa especial que oferece aos sindicalizados e seus convidados um momento de confraternização, entretenimento e interação. A cada ano a festa conquista um público cada vez maior, ganha credibilidade e é esperada com ansiedade pelos servidores. Bebidas, comidas, sorteios de brindes, música ao vivo, diversão, segurança garantem a alegria dos participantes e o sucesso do evento.
Além das reuniões ordinárias quinzenais de diretoria executiva, das reuniões ordinárias mensais de diretoria ampliada (executiva e conselho fiscal), das duas assembleias anuais, temos ainda as reuniões e assembleias extraordinárias sempre realizadas para discutir temas de grande relevância para o SINDSEP/OURICURI, seus sindicalizados e a sociedade ouricuriense. O resultado desses encontros norteia todo o trabalho que será desenvolvido pela direção da entidade.
Temos um grande objetivo de trabalho, que é criar a Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais do Araripe, uma entidade sindical com representação regional, que congregue todos os municípios da região do Araripe, que possa unir os servidores na luta pelos seus interesses a nível regional. Assim somando forças poderemos conquistar cada vez mais espaço, credibilidade e respeito no trato dos nossos direitos. Já estamos trabalhando nesse projeto, a primeira meta e mais difícil será a criação de sindicatos de servidores públicos municipais em cada um dos dez municípios do Araripe.
 Missão:  
“PROMOVER A CONSCIÊNCIA DE CLASSE, A PRÁTICA DEMOCRÁTICA, A VALORIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE OURICURI, ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL”.


2 comentários:

  1. A LUTA DOS PROFESSORES DEVEM CONTINUAR, A MELHORIA DA EDUCAÇÃO DEPENDE DE TODOS. PARABÉNS AOS QUE LUTAM, QUE ACREDITAM E QUE AGEM.

    ResponderExcluir
  2. Orgulho de fazer parte diretamente da LUTA por melhores dias através do nosso GRANDIOSO SINDSEP. Gratidão a DEUS por nós abençoar nos fortalecendo com coragem para enfrentar os desafios.

    ResponderExcluir